Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 7583 visitantes online.

Artigos de - Difusão, osmose, e embebição (6)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Difusão de gases - (Vídeo)
Downloads: 108     Tamanho: 2.77 MB






Síntese:

Dois gases são colocados para se encontrarem em um tubo com cerca de 10 cm de comprimento. Os gases são obtidos a partir de soluções de ácido clorídrico e de hidróxido de amônio. As soluções adicionadas am cada extremidade do tubo de vidro volatilizam o ácido clorídrico em uma extremidade e a amônia na outra extremidade do tubo. Esses gases ao se encontrarem formam o cloreto de amônio que é possível de ser detectado a partir da formação de um anel branco a cerca de 7,0 cm de distância de onde foi adicionada a solução de hidróxido de amônio e a cerca de 3,0 cm do local onde foi colocado o ácido clorídrico. Por meio das massas moleculares de cada gás volatilizado de cada solução, amônia e ácido clorídrico, e das distâncias correspondentes percorridas no tubo de vidro, 7,0 e 3,0 cm respectivamente, é possível aplicar a lei de difusão de Graham para verificar se: "a taxa de difusão de um gás é proporcional ao inverso da raiz quadrada da massa molecular desse gás". Essa lei empírica de difusão de gases foi formulada por Thomas Graham em 1829 e é utilizada para o cálculo de trocas gasosas entre a folha e a atmosfera.

youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=b0xfrsx_Y8Y