Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Difusão, osmose, e embebição (6)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Embebição do solo e capacidade de campo - (Prática)
Downloads: 654     Tamanho: 1.13 MB






Síntese:

Pólos e cargas nas superfícies das partículas do solo são capazes de aderir fortemente moléculas de água. Essa atração é a responsável pela força capilar do solo e a sua correspondente capacidade de armazenamento hídrico. As forças capilares no solo dependem do diâmetro do capilar. Solos com partículas maiores apresentam maior espaço entre essas partículas e formam capilares com maior diâmetro como nos solos arenosos. Esses solos apresentam reduzida capacidade de armazenamento de água. Por outro lado, solos com partículas menores como os solos siltosos e argilosos apresentam capilares menores e maior capacidade de retenção de água. A água em excesso que percola o solo em direção ao lençol freático (água gravitacional) não é a usada pela planta para recompor seu balaço hídrico. Somente a água retida nos capilares do solo (água capilar) pode servir para repor a água perdida por transpiração. Portanto, a capacidade de retenção de água de um solo é característica significativa para o estabelecimento e o crescimento da planta durante seu ciclo de vida.