Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 7583 visitantes online.

Artigos de - Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Livro de Fisiologia Vegetal - Aquisição de nutrientes minerais na solução do solo (Sumário)
Downloads: 539     Tamanho: 108 kB






Síntese:

 

O solo em evolução e a raiz em prospecção são personagens e eventos significativos que sustentam a biosfera nos continentes. Nessa porção terrestre não é exagero afirmar que a biosfera depende do sucesso de obtenção de água e nutrientes minerais pelas raízes. No entanto, os nutrientes não estão prontamente disponíveis para as raízes em uma solução, pois são sequestrados por cargas e polos nas superfícies das partículas sólidas do solo. Uma descrição da formação e dos componentes minerais nos primeiros capítulos ilustra o comportamento do solo como fornecedor, sequestrador, armazenador e trocador de nutrientes. As raízes apresentam refinadas estratégias mecânicas e bioquímicas de competição promovendo o encontro e absorção dos nutrientes minerais. O aumento da disponibilidade de nutrientes na solução do solo envolve diretamente todos os níveis de organização da raiz. O quinto capítulo é explicitamente dedicado ao tema “competição raiz x solo por íons nutrientes”. Encontrar o nutriente e retirá-lo da solução do solo são os eventos primários de aquisição. Após a entrada no corpo da planta pela raiz o nutriente viaja da epiderme ao cilindro central atravessando várias barreiras sem necessariamente exercer suas funções no sexto capítulo. As principais funções dos nutrientes minerais somente ocorrem após atravessarem biomembrana, evento promovido por meio de proteínas e dos potenciais elétrico e químico detalhados no oitavo capítulo. A definição, a função, a concentração em diferentes grupos de plantas, e a classificação dos nutrientes minerais são assuntos dos capítulos nove e onze. No último capítulo é ilustrada e discutida a utilização de elementos químicos benéficos e a ação tóxica de metais e semimetais. O autor é docente no Departamento de Botânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bolsista pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). 

 

Adquira esse livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse livro:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo, 188 p.