Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4 visitantes online.

Artigos de - Difusão, osmose, e embebição (6)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Figuras de plasmólise condicionadas por íons com uma ou duas cargas
Downloads: 129     Tamanho: 2542 kB






Síntese:

Nessa aula prática é possível estudar o efeito de cátions com uma ou duas cargas sobre as figuras de plasmólise em células íntegras de Allium cepa L. (Liliaceae). Utilizando os catáfilos de cebola e corante vermelho neutro as epidermes são coradas e posteriormente submetidas à perda de água em soluções de reduzida energia livre (0,7 M). Cada uma das soluções apresenta um cátion com apenas uma (K+) ou duas cargas (Ca++) positivas. As figuras de plasmólise resultantes são opostas em relação à concavidade. Tendo como referência o observador externo a figura formada pode ser côncava ou convexa. Ademais, podem ser observados claramente cordões de Hechtian sob Ca++. Como o protoplasto fica totalmente descolado da parede celular sob K+ é possível discutir com os alunos nessa oportunidade os volumes celulares básicos da célula vegetal, ou seja, o apoplasto, o simplasto, o vacúolo e o protoplasto. Por outro lado, é conveniente a discussão sobre o que é o fenômeno de adsorção de um íon após as figuras de plasmólise disponíveis e como essas figuras foram formadas a partir de cargas adsorvidas. A própria plasmólise como fenômeno artificial pode ser comentada pelo professor e onde estão, em detalhes, a parede celular íntegra, o protoplasto e a solução plasmolisante entre essas estruturas. A interação da parede celular com íons de cargas opostas é chave para o entendimento da formação das figuras de plasmólise “opostas”. O cenário de cargas móveis em solução plasmolisante e superfícies adsorventes como a parede celular (típico meio de Donnan) podem também ser explorado por meio dessa aula. 

 

Palavras-chave: adsorção, apoplasto, cátions, protoplasto, simplasto, vacúolo