Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Transporte de curta distância (5)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Abertura e fechamento do poro estomático - (Vídeo)
Downloads: 176     Tamanho: 392 KB






Síntese:

Esse filme com duração de 35 segundos foi montado com um par de balões imitando as células-guarda e com fita isolante imitando o espessamento da parede celular na altura do poro estomático. O espessamento promove rigidez na região do poro, mas a parede celular delgada e elástica na região oposta ao poro promove a alteração da figura das células-guarda durante o aumento ou diminuição do volume celular. Conforme a água entra no par de células-guarda há um correspondente aumento de volume, mas esse aumento volumétrico não é uniforme. A deformação da figura das células-guarda ocorre devido à manutenção do formato celular na altura do poro e a deformação na região oposta ao poro estomático promovida pela elevada elasticidade da parede celular nesse sítio. Após o ganho de água e deformação do volume o resultado é o formato em arco das células-guarda com um espaço entre essas células na forma de um poro aberto. Esse poro estomático diminui quando as células-guarda perdem água e volume, pois a parede celular oposta ao poro volta à sua posição original e o formato em arco do par de células-guarda desaparece fechando o poro estomático.

youtube: http://www.youtube.com/watch?v=tYR-VrOxqRU