Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 3 visitantes online.

Artigos de - Transporte de curta distância (5)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Introdução - Movimento da água no contínuo solo-planta-atmosfera (Teoria)
Downloads: 878     Tamanho: 23.46 KB






Síntese:

A água é meio de reação e estruturadora física de vários níveis de organização na planta, desde o molecular até o de órgãos carnosos como folhas e frutos. A embebição das paredes das células da epiderme em contato com o solo é o início do caminho da água até o feixe condutor no cilindro central da raiz. O transporte de água da epiderme até o cilindro central repõe a água transpirada e permite simultaneamente o transporte de nutrientes minerais. A mudança de estado da água de líquida para vapor nas câmeras de evaporação na folha resfria a folhagem e permite a manutenção do metabolismo fotossintético sob a luz solar. O sucesso do transporte de água no contínuo solo-planta até as câmeras de evaporação pode ser representado pela significativa influência da transpiração vegetal sobre a circulação de água na atmosfera terrestre. Mais de 30% de toda a precipitação sobre os continentes é água proveniente da transpiração das plantas. A transpiração das comunidades tropicais e subtropicais colocam anualmente na atmosfera cerca do dobro de toda a água contida na própria atmosfera terrestre.