Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4 visitantes online.

Artigos de - Transporte de curta distância (5)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Vaporização na câmera substomática e difusão para atmosfera - (Teoria)
Downloads: 413     Tamanho: 229.36 KB






Síntese:

O final da rede de transporte de água em fluxo em massa na folha termina com os últimos elementos condutores do xilema próximos às câmeras de evaporação do aparato estomático. Nessa região estomática de trocas gasosas com a atmosfera a tensão hidráulica é elevada e responsável pela manutenção do gradiente decrescente de potencial hídrico da raiz até a folhagem. Quando o poro estomático está aberto a folha perde água na forma de vapor, pois a atmosfera na câmera de evaporação no interior da folha está quase sempre mais úmida que a atmosfera externa à folha. A perda de água por transpiração através do poro estomático reduz a umidade na câmera secando a parede celular das células. Os capilares parcialmente vazios da parede celular das células da câmera estomática são finos o suficiente para promover uma tensão hidráulica de até -72 MPa, valor muito mais negativo do necessário para manter o fluxo de água no sentido raiz-copa. As câmeras de evaporação posicionadas na folhagem da copa e a exposição dessas câmeras a uma atmosfera com energia livre reduzida são, respectivamente, o aparato e a força motora responsáveis pela manutenção do fluxo de água no contínuo solo-planta-atmosfera.