Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 3 visitantes online.

Artigos de - Transporte de longa distância (6)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Fluxo em massa da raiz em direção à folhagem - (Teoria)
Downloads: 566     Tamanho: 1.52 MB






Síntese:

O movimento da água cobrindo longas distâncias no corpo da planta é realizado por um tecido no xilema que abriga elementos condutores: os traqueídeos e elementos de vaso. Essas células são mortas na maturidade, apresentam lúmen livre de protoplasto e servem de dutos condutores de seiva quando estão enfileirados. As gimnospermas e as plantas vasculares terrestres sem sementes apresentam somente traqueídes. Os elementos de vaso são os principais condutores nas angiospermas terrestres. O fluxo em massa de água caminha dentro dos condutores do xilema sob tensão causada pela sucção da copa. Os condutores apresentam ornamentações nas paredes secundárias capazes de oferecer resistência mecânica à tensão da coluna de água provocada pela sucção da folhagem. Essa tensão geralmente atinge valores maiores que 15 atmosferas ao redor do meio dia nas plantas lenhosas crescendo em condições naturais. O valor de tensão da coluna de água no xilema é expresso com sinal negativo indicando que a tensão e não a pressão é a força motora da coluna de água. A tensão causada pela sucção da copa pode projetar as células do parênquima xilemático para o interior do elemento de vaso obliterando parcial ou totalmente a condução de seiva durante o ciclo de vida da planta lenhosa. Por outro lado, o lenho poderá produzir novos elementos condutores por meio do meristema cambial minimizando o efeito mecânico de fechamento dos elementos de vaso.