Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 7584 visitantes online.

Artigos de - Bioquímica (4)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Revelação da posição do amido na folha por meio da solução de Lugol - (Video)
Downloads: 406     Tamanho: 11.36 MB






Síntese:

A folha utilizada de Coleus sp apresenta naturalmente o centro sem clorofila (branco) e as bordas clorofiladas (verdes). Esse tipo de folha é denominda de variegada. A clorofila existente na folha de Coleus sp. foi retirada previamente com álcool aquecido em banho Maria tornado a folha totalmente descolorida (branca). Nesse filme de 2 minutos de duração em arquivo mp4 é mostrada uma folha variegada de Coleus sp. submersa em solução alcoólica de iodo, a solução de Lugol. Essa solução apresenta 100 mL de álcool etílico a 80%, 0,5 g de iodeto de potássio e 0,1 g de iodo. O filme mostra a folha totalmente descolorida em uma placa de Petri onde é derramada a solução de Lugol. O iodo do Lugol reage com o amido em pouco mais de 1 minuto de contato da folha com a solução. Somente nas bordas da folha onde havia tecido clorofilado é que há evidência da presença de amido. A posição do amido é revelada pelo escurecimento da borda da folha. A borda escurecida pela reação do iodo com o amido coincide com as áreas que apresentavam clorofila previamente. Assim, somente onde foi possível a absorção de energia luminosa na presença de clorofila é que ocorreram as reações fotoquímicas e bioquímicas da fotossíntese capazes de produzir e estocar o amido revelado pelo Lugol.

youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=RF_lncdG39w