Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Bioquímica (1)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Facilitadores de transporte através de biomembranas (Teoria)
Downloads: 351     Tamanho: 7460 kB






Síntese:

Carregadores, bombas e canais iônicos são facilitadores do transporte através de biomembranas e condicionam o ambiente molecular do simplasto e do apoplasto. Facilitadores atuam coordenando o processo de transferência de solutos e suas correspondentes cargas entre compartimentos celulares. O transporte através de biomembranas é responsável pela manutenção da diferença de potencial eletroquímico e de valor de pH entre compartimentos dentro da célula e entre esses compartimentos e o exterior celular. O transporte de um substrato por meio de um carregador pode ser unipórtico, simpórtico ou antipórtico. Ao invés de girar para entregar o substrato no outro lado da biomembrana o carregador muda a conformação de suas hélices protéicas transmembranares e facilita o movimento do substrato para o outro compartimento adjacente. Por meio do transporte de hidrogênio através da biomembrana as bombas de prótons condicionam os valores de pH do vacúolo, do citoplasma e da solução que embebe a parede celular. Bombas específicas do tipo ATPase denominadas de ABC são capazes de transportar metais pesados para o interior do vacúolo diminuindo a ação tóxica desses metais na célula. As bombas de cálcio retiram íons cálcio do citoplasma das células vegetais transferindo esses íons para outros compartimentos celulares ou para o apoplasto. O canal iônico depende de um sinal ou de um ligante para abrir a passagem dos íons através da biomembrana em apenas um sentido entre compartimentos vizinhos. Há um canal específico para o transporte de água entre compartimentos celulares e entre simplasto e apoplasto denominado de aquaporina, que pode transportar também gases e solutos neutros de reduzida massa molecular, mas não serve para o transporte de nutrientes minerais.

 

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br