Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Nutrientes minerais (4)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Utilização e fonte dos macronutrientes - (Teoria)
Downloads: 478     Tamanho: 104.24 KB






Síntese:


Os macronutrientes são apresentados com relação à forma de absorção, as funções e a concentração média na matéria seca da planta e do solo. Os sintomas comuns de deficiência em angiospermas herbáceas e lenhosas são descritos. Outras importantes fontes de macronutrientes no solo são enumeradas além da matéria orgânica. No caso do nitrogênio uma fonte alternativa é a atmosfera por meio de bactérias simbiontes fixadoras de N2. O enxofre pode ser absorvido também na forma gasosa (SO2) através do poro estomático em áreas de poluição atmosférica. O nitrogênio e o enxofre precisam ser assimilados antes de utilizados e ambos fazem parte estrutural de proteínas. Sintomas sob deficiência de N e S são similares como a clorose foliar e o crescimento reduzido. De forma contrastante, o potássio não apresenta função estrutural e sim regulatória ativando enzimas e condicionando o grau de hidratação celular. A deficiência de potássio ocasiona distúrbios nas relações hídricas como o murchamento da borda de folhas maduras. Além da matéria orgânica o feldspato e a apatita são importantes fontes de potássio e fósforo, respectivamente. As concentrações de P e de N geralmente estão relacionadas, pois esses nutrientes são constituintes dos ácidos nucléicos e de doadores de elétrons. A calcita e a dolomita são os carbonatos mais abundantes na crosta, sendo fonte de cálcio para as plantas no solo. O cálcio apresenta função regulatória e também age como estabilizador na interação entre macromoléculas e entre a plasmalema e a parede celular. O magnésio e o cálcio são pouco disponíveis em solos ácidos. O magnésio é ativador de enzimas envolvidas na respiração e na síntese de DNA e RNA e ativador das enzimas de carboxilação nos ciclos C3 e C4. Portanto, os macronutrientes estão envolvidos diretamente nos processos de relações hídricas e fotossíntese.

 

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil