Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 3 visitantes online.

Artigos de - Potencial hídrico (4)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Estimativa do potencial osmótico celular pelo método do limite plasmolítico - (Prática)
Downloads: 1123     Tamanho: 380.13 KB






Síntese:

O potencial hídrico celular é a medida da energia livre da água da célula. Com o valor do potencial hídrico podemos saber se ocorrerá preferencialmente a entrada ou saída da água da célula em contato com outra célula ou submersa em uma solução. O potencial hídrico celular é o resultado de dois componentes simultâneos, a pressão hidráulica exercida pela parede celular sobre o protoplasto e a pressão osmótica exercida pelos solutos celulares. Somando os dois componentes, o hidráulico e o osmótico, obtemos o valor do potencial hídrico. No entanto, se a célula está plasmolisada a pressão que a parede exerce sobre o protoplasto é igual a zero. Assim, a plasmólise serve para anularmos a pressão de parede e igualarmos o potencial hídrico com o osmótico. Dessa forma, em células plasmolisadas, podemos estimar o valor do potencial osmótico se soubermos o potencial hídrico da solução em equilíbrio energético com a célula que induziu o início da plasmólise. Esse início da plasmólise em mais da metade das células do tecido vegetal é denominado de limite plasmolítico.