Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 7586 visitantes online.

Artigos de - Nutrientes minerais (4)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Utilização e fonte dos micronutrientes - (Teoria)
Downloads: 427     Tamanho: 2.49 MB






Síntese:

 

Apesar da reduzida concentração no corpo da planta os micronutrientes apresentam várias funções como osmoregulação e homeostase eletrolítica (Cl), componente estrutural (Mn, Fe, Mo, Bo, Ni, Zn), carregadores de elétrons (Fe, Mn, Cu), e ativadores de enzimas (Zn, Cu, Fe, Mn). A principal fonte não mineral de micronutrientes no solo é a matéria orgânica que além de suprir adsorve os micronutrientes evitando a lixiviação para longe das raízes. Os micronutrientes podem substituir os cátions na rede cristalina de minerais primários e de minerais óxidos. Por meio do intemperismo químico os micronutrientes podem ser liberados da matéria orgânica e da rede cristalina dos minerais e entrar na solução do solo. Em contraste com os minerais óxidos existem minerais que também são livres de silicato, mas apresentam um grupo aniônico formando uma unidade estrutural contendo micronutrientes como o molibdato e o borato. Com exceção do Mo que está mais disponível em solos alcalinos, os micronutrientes Fe, Cu, Zn, e Mn estão mais disponíveis em solos ácidos. Existem espécies vegetais acumuladoras de alguns metais pesados micronutrientes (Cu, Mn, Ni, e Zn). Essas espécies são capazes de um fino controle fisiológico que disponibiliza o metal micronutriente no local, na quantidade e no momento certo para cada proteína requerente e ao mesmo tempo evitam na célula o acúmulo em sítios sensíveis ao metal. Algumas dessas espécies apresentam potencial para retirar metais pesados do solo e podem ser utilizadas como agentes descontaminantes em um processo denominado de fitorremediação.

 

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil