Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Transporte através de biomembrana (3)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Potenciais transmembrânicos e promoção de absorção de nutrientes minerais - (Teoria)
Downloads: 359     Tamanho: 458.22 KB






Síntese:


A diferença de concentração de solutos entre compartimentos separados por biomembrana é geralmente acompanhada por uma diferença de potencial elétrico. Essa diferença de potencial elétrico pode ocorrer pela própria desigualdade de concentração do soluto entre os dois lados da biomembrana. No entanto, há mecanismos com gasto direto e indireto de ATP que também condicionam uma diferença de potencial elétrico transmembrânico. São três mecanismos principais e não excludentes que criam uma diferença de distribuição de cargas entre compartimentos celulares: o potencial de difusão (potencial de Goldman), a força motora de prótons, e o potencial de Donnan. Esses três mecanismos principais podem gerar uma diferença de potencial elétrico de cerca de - 230 mV entre o citoplasma e o meio externo. A diferença de potencial químico e elétrico (o potencial eletroquímico) é fundamental para absorver, acumular e controlar as concentrações internas dos nutrientes minerais nos compartimentos celulares. Por meio da fórmula de Nerst é possível obter uma referência numérica para avaliar se a célula gastou ATP diretamente no processo de acumulação de um determinado íon. Os potenciais de Goldman, Donnan e a força motora de prótons são descritos em detalhes e exemplos numéricos utilizando a formulação de Nerst são exibidos passo a passo em um adendo do capítulo. O movimento de solutos através de biomembranas é abordado considerando as características do soluto, da biomembrana e, principalmente, as diferenças do potencial químico e do potencial elétrico transmembrânico.

 

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil