Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 1780 visitantes online.

Artigos de - Solo e Raiz (8)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Formação do solo mineral (Teoria)
Downloads: 408     Tamanho: 864.43 KB






Síntese:


O solo é formado a partir do ciclo natural das rochas e pode ser considerado como um volume poroso não consolidado na superfície da crosta terrestre. O solo apresenta três fases capazes de abrigar raízes, a fase gasosa, a hídrica e a sólida. O grau de hidratação e a porção gasosa do solo podem ser modificados rapidamente pela chuva, irrigação, inundação e absorção de água pelas plantas. O intemperismo químico e físico sobre rochas, areia, silte, argila, matéria orgânica e sobre os minerais condicionam a textura e a estrutura do solo. A textura do solo é definida pela proporção entre areia, silte e argila. A estrutura do solo é definida pelo tipo de agregamento dessas partículas minerais e da matéria orgânica, que é também um componente da fase sólida do solo. A evolução do solo sobre clima tropical é regida principalmente pelo intemperismo químico e sob clima temperado pelo intemperismo mecânico. É enfatizado nesse capítulo a interação entre as esferas terrestres (atmosfera, hidrosfera e litosfera) na formação do solo e as forças que mobilizam essas esferas.

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil