Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Solo e Raiz (8)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Movimento radial do íon nutriente na raiz (Teoria)
Downloads: 339     Tamanho: 4.22 MB






Síntese:


O caminho desde a epiderme da raiz até os condutores do cilindro central apresenta várias resistências para o transporte de água e de íons nutrientes. O transporte de soluto e de água através de muitos tipos de tecido até o cilindro central da raiz pode ser facilitado ou impedido por estruturas nas biomembranas e na parede celular. As biomembranas (principalmente a plasmalema) são estruturas centrais no caminho denominado de via simplasmática. Por esse caminho a água e solutos nutrientes minerais navegam atravessando biomembranas e os plasmodesmata. Por outro lado, a parede celular é a estrutura mais importante na via apoplasmática. Por essa via a água e os solutos navegam principalmente através dos poros de diferentes diâmetros da parede celular. Portanto, água e solutos como os nutrientes minerais caminham praticamente juntos no transporte radial de curta distância através do apoplasma e do simplasma da raiz. Estruturas diferenciadas na parede celular (suberina) e nas biomembranas (aquaporina) são capazes de controlar a intensidade da passagem de água. Por outro lado, estruturas nas biomembranas (bombas, carregadores e canais iônicos) são capazes de controlar o tráfego radial simplasmático de solutos em direção ao cilindro central.

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil