Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 5 visitantes online.

Artigos de - Solo e Raiz (8)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Competição entre raiz e solo por íons nutrientes (Teoria)
Downloads: 425     Tamanho: 4.38 MB






Síntese:


A absorção de nutrientes pelas raízes ocorre no solo em um ambiente de competição por íons. Os cátions são adsorvidos no solo principalmente devido às cargas negativas nas superfícies das argilas silicatadas e da matéria orgânica humificada. Por outro lado, os microorganismos e fungos podem tanto adsorver como absorver cátions e ânions nutrientes minerais no solo. Dessa forma, a solução do solo em contato com a raiz apresenta nutrientes minerais em concentrações reduzidas, inferior à demanda de manutenção e crescimento da planta. Portanto, a raiz deve servir não só como órgão de absorção, mas também como órgão de prospecção de nutrientes e ainda capaz de se associar com fungos para aumentar o encontro e a aquisição dos nutrientes no solo. A celulose, a hemicelulose e principalmente as substâncias pécticas da parede primária das células da raiz apresentam alta capacidade de troca catiônica e podem competir com as partículas minerais do solo (areia, silte e argila), com a matéria orgânica humificada, com fungos ou bactérias pelos íons nutrientes minerais. As bombas de hidrogênio na plasmalema promovem o deslocamento dos cátions nutrientes na parede celular e no solo e carregadores e canais iônicos facilitam a absorção desses nutrientes para o citoplasma. Agentes quelantes eliminados pela raiz e sideróforos localizados na plasmalema também facilitam a absorção dos nutrientes minerais. O aumento da absorção dos nutrientes minerais pode ser significativo quando a raiz se associa com fungos formando micorrizas. Dessa forma, o sucesso da raiz na aquisição dos nutrientes minerais da solução do solo está associado à alta capacidade de troca catiônica das paredes primárias dos pêlos radiculares, eliminação de agentes quelantes, ação de facilitadores de transporte através de biomembranas, atividade de bombas de hidrogênio na plasmalema e à capacidade de simbiose com fungos.

 

Adquira esse texto revisto e atualizado na forma de livro em: 

www.tipographia.com.br

 

Como citar esse texto:

PRADO, CHBA (2013) Aquisição dos nutrientes minerais na solução do solo. Tipographia Editora Expressa, São Carlos, São Paulo,188 p. 

 

Autor: Carlos Henrique Britto de Assis Prado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal, São Carlos, SP, Brasil