Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 3 visitantes online.

Artigos de - Solo e Raiz (8)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Corantes positivo e negativo mimetizando nutrientes minerais no solo e na parede celular (Prática)
Downloads: 270     Tamanho: 9215 kB






Síntese:

Nessa aula prática são observadas as consequências da capacidade de adsorção diferenciada para cátions e ânions tanto da matriz da parede celular como da matriz solo. Como a água trafega com cátions e ânions através dessas duas matrizes os íons nutrientes podem ser imobilizados (adsorvidos) tanto pelo solo como pela parede celular. A competição por íons nutrientes catiônicos entre a parede celular e os sólidos minerais do solo é demonstrada nessa aula por meio da capacidade de adsorção de corantes positivos isolados ou em mistura com corante negativo em solução aquosa. No primeiro experimento o azul de metileno e a eosina são percolados em areia e esse substrato funciona como uma coluna cromatográfica de separação. No segundo experimento a celulose na forma de serragem é utilizada como coluna cromatográfica demonstrando a capacidade dessa matriz de competir com o solo por nutrientes catiônicos. No terceiro experimento é realizada uma cromatografia de arraste em papel de filtro ereto evidenciando a facilidade dos ânions nutrientes de trafegarem livremente na parede celular em comparação com cátions que ficam fortemente adsorvidos em uma banda cromatográfica em uma posição inferior.