Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 2 visitantes online.

Artigos de - Artigos Científicos (3)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Ecofisiologia do coqueiro sob estresse hídrico (Artigo Científico)
Downloads: 136     Tamanho: 248 kB






Síntese:

O coqueiro apresenta grande importância econômica e social para milhões de pessoas nos trópicos e subtrópicos. A seca é um dos fatores ambientais que mais limitam a produtividade do coqueiro. Nessa revisão apresentam-se dados fisiológicos e morfológicos sob uma perspectiva integrada de modo a aprimorar uma visão holística sobre o comportamento do coqueiro frente à deficiência hídrica em campo e em condições controladas. A elevada capacidade de produzir raízes homorrízicas, a capacidade dessas raízes em prospectar continuamente água e nutrientes e a elevada tolerância protoplasmática nas folhas permitem ao coqueiro superar o déficit hídrico. Elevada estabilidade das membranas, osmoproteção, osmoregulação, e aumento da atividade de enzimas antioxidantes são características usualmente observadas nas folhas do coqueiro sob déficit hídrico. Informações sobre as trocas gasosas foliares, potencial hídrico foliar, eficiência do uso da água e o comportamento estomático foram compiladas destacando-se as diferenças entre cultivares e híbridos sob estresse hídrico. As diferentes características morfofisiológicas de genótipos de coqueiro geralmente guardam correspondência com as observações agronômicas em campo. 


Scielo:

 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1677-04202007000400008&script=sci_abstract&tlng=pt