Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 4973 visitantes online.

Artigos de - Fotoquímica (5)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Fluorescência da clorofila em solução - (Vídeo)
Downloads: 222     Tamanho: 2123 kB






Síntese:

Esse vídeo de 19 segundos ilustra a fluorescência da clorofila. Dois tubos de ensaio de fundo chato são colocados lado a lado, inclinados e seguros pela mão perto de um feixe de luz de uma lâmpada dicróica. O tubo de cima apresenta solução aquosa de corante alimentício verde imitando a cor de uma solução com clorofila. O tubo mais abaixo contem solução alcoólica de clorofila retirada de folhas de espinafre. Os dois tubos são aproximados do centro do feixe de iluminação de uma lâmpada dicróica para receber maior intensidade de luz. Sob forte intensidade de iluminação é possível observar a mudança de cor da solução de clorofila para um vermelho escuro intenso, mas a solução com o corante verde não muda sua cor. A cor vermelha escura da solução com clorofila indica a fluorescência dessa substância sob iluminação. A fluorescência da clorofila ocorre devido à emissão de luz vermelha escura quando os elétrons da parábola da clorofila voltam ao estado não excitado emitindo fótons no comprimento de onda na região do vermelho escuro. Esses elétrons são excitados pela luz da lâmpada dicróica, mas não tem como dissipar a energia recebida a não ser por calor ou por meio da fluorescência. A maior parte da fluorescência ocorre nas moléculas de clorofila “a” e os elétrons que são excitados e voltam para o estado não excitado são aqueles localizados nas ligações duplas dos anéis pirrólicos da parábola da clorofila.

youtube:

 http://www.youtube.com/watch?v=iJHqpmVluds&feature=youtu.be