Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 2 visitantes online.

Artigos de - Artigos Científicos (3)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Balanço de carbono em duas espécies lenhosas de Cerrado cultivadas sob irradiação solar plena e sombreadas - (Capítulo de livro)
Downloads: 141     Tamanho: 1197 kB






Síntese:

 

Nesse capítulo de livro são apresentados resultados de crescimento, partição de biomassa, capacidade fotossintética, respiração no escuro, eficiência de carboxilação e fotorrespiração de duas espécies lenhosas da vegetação de Cerrado da família Bignoniaceae, Cybistax antisyphilitica (Mart.) e Tabebuia chrysotricha (mart. Ex DC). As espécies foram cultivadas durante um ano em condições de campo em ambientes contrastantes de iluminação semelhantes ao de clareira no Cerradão (reduzida iluminação) e ao de vegetação campestre de cerrado (iluminação plena). Os resultados foram contrastantes em função da disponibilidade de irradiância em cada ambiente revelando que a disponibilidade de luz nas diferentes fotofisionomias do cerrado influencia significativamente os diversos níveis de organização dessas espécies logo no primeiro ano de vida. Esses resultados são discutidos em função da disponibilidade de recursos (principalmente água e luz) em cada fisionomia do Cerrado e em função das mudanças climáticas futuras promovendo um aumento da disponibilidade de dióxido de carbono na atmosfera. 

 

Como citar esse Capítulo de livro:

Prado CHBA, Ronquim CC, Peron MC (2005) Balanço de carbono em duas espécies lenhosas de Cerrado cultivadas sob irradiação solar plena e sombreadas. In: Scariot A, Sousa-Silva JC, Felfili JM (Orgs.). Cerrado: Biodiversidade, Ecologia e Conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 197-215.