Nosso canal no Youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Apresentação

O PortalOrganizadoresPolítica de publicaçãoGlossário do PortalMapa e Funcionamento

Fundamentos de Fisiologia Vegetal

- Conhecimento em Fisiologia Vegetal (5)- Bioquímica (1)

Relações Hídricas

- Potencial hídrico (4)- Difusão, osmose, e embebição (6)- Transporte de curta distância (5)- Transporte de longa distância (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Fotossíntese

- Fotoquímica (5)- Bioquímica (4)- Trocas Gasosas (6)- Artigos Científicos (3)- Questionários respondidos (2)

Nutrição Mineral

- Nutrientes minerais (4)- Transporte através de biomembrana (3)- Solo e Raiz (8)- Artigos Científicos (1)- Questionários respondidos (3)

Fenologia & Arquitetura

- Teoria (1)- Artigos Científicos (6)

Nosso canal no youtube

Fisiologia Vegetal no Youtube (nossos filmes)

Online

Temos 7586 visitantes online.

Artigos de - Artigos Científicos (6)

Lista de artigos
Pesquisar artigos



Influência da inclinação do ramo sobre a irradiância e sobre as características morfofisiológicas foliares ao longo do ramo em espécies arbóreas do Cerrado com diferentes deciduidades de folha - (Artigo científico)
Downloads: 168     Tamanho: 230 kB






Síntese:

 

As relações entre a inclinação do ramo, irradiância e as características morfofisiológicas de folhas basais (FB) e distais (FD) foram investigadas em seis espécies arbóreas de Cerrado com distintas fenologias foliares. Espécies decíduas apresentaram ramos plagiotrópicos (44º) e maior área foliar do que espécies semidecíduas e sempreverdes com ramos ortotrópicos (56º e 63º, respectivamente). Nas espécies decíduas a irradiância solar foi de 85% na base do ramo, mas nas espécies semidecíduas e sempreverdes menos de 23% da irradiância incidiu nas FB. As decíduas apresentaram fotossíntese líquida máxima (Pnmax) equivalente entre FB e FD, porém, nas semidecíduas e sempreverdes ocorreu uma diminuição significativa de Pnmax nas FB. Os ramos plagiotrópicos das decíduas permitiram uma equivalente irradiância solar e similar Pnmax ao longo do ramo. De forma contrastante, os ramos ortotrópicos das semidecíduas e sempreverdes resultaram em intenso sombreamento e diminuição de Pnmax nas FB. Considerando conjuntamente FB e FD, não houve um gradiente significativo dos valores do tempo de vida da folha (TVF) ou Pnmax entre decíduas, semidecíduas e sempreverdes. A inclinação do ramo e o sombreamento correspondente entre as folhas são importantes fatores para a determinação de Pnmax ao longo dos ramos nas espécies arbóreas de Cerrado. Por outro lado, quando FB e FD foram consideradas conjuntamente não houve diferença de Pnmax entre os grupos fenológicos estudados devido à similaridade do TVF.

 

Scielo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04202009000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en